segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Veneno de abelha cura o câncer.

Em estudo publicado na revista científica online Journal of Clinical Investigation, na edição de 10/agosto/2009, cientistas da Washington University de St. Louis, nos Estados Unidos, apresentaram o desenvolvimento de um método que usa veneno de abelhas para matar células cancerosas.
Os pesquisadores acoplaram a toxina melitina, presente no veneno de abelhas, a moléculas, ou nanopartículas, que batizaram de "nanoabelhas".
Depois disso, estas “nanoabelhas” foram introduzidas em ratos que possuíam tumores. De acordo com os pesquisadores, as partículas então atacaram e destruíram apenas as células cancerosas, protegendo outros tecidos do poder destrutivo da melitina.
Os cientistas testaram as “nanoabelhas” em dois tipos de ratos com tumores cancerosos. Uma variedade de rato teve implantadas células de câncer de mama humano e, a outra, células de melanoma.
Depois de quatro ou cinco injeções das nanopartículas que carregavam a melitina, durante vários dias, o crescimento dos tumores de câncer de mama nos ratos desacelerou em 25%, e o tamanho dos tumores de melanoma nos ratos diminuiu em 88%, comparados aos tumores não tratados.
"Potencialmente, as nanopartículas poderiam ser formuladas para um paciente em particular, ou seja, usaremos o tratamento das nanoabelhas para tumores específicos", afirmou um dos autores do estudo, Samuel Wickline, que lidera o Centro Siteman de Excelência em Nanotecnologia da Washington University de St. Louis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário