terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coração artificial salva vida e recupera coração natural.

O Ministério da Saúde divulgou hoje, 11/out/2011, que o comerciante Sérgio Alexandre Genaro, 48 anos, foi o primeiro caso no Brasil em que um paciente recuperou as funções cardíacas depois de usar um coração artificial por dois meses. Ele sofria de insuficiência cardíaca grave, apenas 30% do coração estava funcionando, mas só descobriu o problema quando fez exames para uma cirurgia renal.
O chefe de cirurgia do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e cirurgião cardiovascular, Alexandre Siciliano, explica que foi feita uma operação de ponte de safena, mas o coração não suportou o trauma e precisou do implante do ventrículo artificial. "É um aparelho, disponível no INC, que fica fora do corpo por até seis meses, até que o paciente encontre um doador”, explica o médico. A boa notícia é que apenas com o implante do ventrículo artificial o coração de Sérgio Alexandre recuperou as funções e ele não vai precisar mais de um transplante.
O uso do ventrículo artificial para recuperação de corações comprometidos pode ser uma boa alternativa de tratamento. No transplante, além dos riscos inerentes a realização de uma nova cirurgia após o implante de ventrículo artificial e da revascularização, os pacientes passam a depender de medicamentos contra a rejeição do órgão, os chamados imunosupressores. Mas o principal problema não está na cirurgia em si, e sim no tempo de espera. Sem o uso de ventrículos artificiais, o paciente fica sujeito ao aparecimento de um coração compatível, o que, para pessoas com insuficiência cardíaca grave, pode significar morrer na fila.

Além de tudo, o coração é um órgão de rápida deterioração. Nos EUA, corações artificiais externos são usados em 30% a 40% dos pacientes que esperam por um coração compatível e um pouco menos de 5 % destes pacientes têm o coração doente recuperado e passam a não precisar mais do transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário