quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cinco caminhos para o bem-estar.

Em sua edição de maio/2011 a New Economics Foundation sugere atitudes para se conquistar uma vida melhor.

Conecte-se
Estabeleça relações com as pessoas a sua volta. Os relacionamentos são a base da vida diária e investir tempo neles enriquecerá seu dia e garantirá apoio quando precisar. As pesquisas mostram que pessoas com menos de tres contatos próximos - entre família e amigos - tem mais chance de desenvolver algum tipo de transtorno mental.

Seja ativo
 Caminhe, corra, pratique esporte, ande de bicicleta, dance. Os exercícios fazem as pessoas se sentirem bem. Ache a atividade que lhe dê mais prazer e que seja adequada aos seus limites. Estudos indicam que a prática de uma atividade física previne o declínio da capacidade mental e protege contra a ansiedade e a depressão.

Preste atenção em si
Seja curioso, saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente. Refletir sobre as suas experiências ajuda a descobrir o que realmente importa e garantir que voce viva o presente. Uma pesquisa mostrou que pessoas treinadas a prestar atenção em seus sentimentos, durante 8 a 12 semanas, apresentaram melhora no bem-estar por anos.

Continue aprendendo
Tente algo novo, faça um curso, execute algo novo no trabalho. Tente consertar alguma coisa em casa. Aprenda a tocar um instrumento ou a cozinhar. Escolha um desafio que voce vai gostar de perseguir. Os estudos sugerem que o bem-estar está ligado a ter metas, desde que elas sejam estabelecidas pelo próprio indivíduo e tenham a ver com os seus valores pessoais.

Doe-se
Agradeça a alguém, ajude um amigo ou um estranho. Sorria, faça trabalho voluntário, junte-se a Associação do bairro. Olhe para fora, além de olhar para dentro de si. Fazer parte de uma comunidade traz benefícios, entre eles relações sociais mais significativas. As pesquisas mostram que as pessoas que tem interesse maior pelo outro tendem a se considerar mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário