quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Roteiro de Charme no Rio de Janeiro – Trilhas.

Para quem busca paz, sossego, meditação, contato com a natureza, respirar ar puríssimo e momentos inusitados. Dedique-se ao ecoturismo e usufrua das belezas naturais. O corpo e a mente agradecem.

Pedra Bonita
Fica entre São Conrado e Barra da Tijuca, de onde saltam diariamente da rampa de lançamento dezenas de asas-delta e parapentes. Para subir os 696 metros até alcançar o seu cume, o praticante enfrenta uma caminhada bem sinalizada de aproximadamente 1 hora, a partir do último ponto acessível por carro, a cancela da Associação de Vôo Livre.
Durante o percurso dentro da Mata Atlântica depara-se com a flora: camélias, bromélias e outras espécies, e com a fauna: tatus, preguiças, quatis e macacos. Ao atingir o topo, encontra-se um enorme platô, supostamente um base de pouso de disco voadores. A vista lá de cima é deslumbrante: um mar sem fim, toda a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Restinga da Marambaia, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e outras partes da cidade. Opcionalmente, pode-se caminhar mais 10 minutos até o Pico do Chapecó (569m), de onde se aprecia a bela vista da Zona Oeste.

Grutas da Floresta da Tijuca
Integrante do Parque Nacional da Tijuca tem 3.972 hectares, sendo a terceira maior área verde urbana do Brasil. De 1861 a 1874 foram plantadas 100 mil mudas, principalmente espécies nativas da Mata Atlântica. Há inúmeras grutas, muitas delas nem são percebidas pelos caminhantes. Este passeio é no estilo de Indiana Jones com a água fria escorrendo pelas pedras e o clima fresco das cavernas dando a impressão de ter ar condicionado. Considerada uma das maiores cavidades de gnaisse (rocha de sedimentos arcósicos ou de granitos) do Brasil, a Caverna dos Morcegos é a mais impactante da floresta. No seu interior se formou uma cascata de loess (sedimento constituído de finas partículas de quartzo). O Circuito das Grutas percorre oito grutas do sistema espeleológico do Morro do Archer.

Catacumba - Sacopã
É uma caminhada de 350 metros que liga o Parque da Catacumba ao Mirante do Sacopã, ambos às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Diz a lenda que, antes da chegada dos europeus, os índios enterravam seus mortos na encosta do morro. Por isso deu-se o nome de Chácara da Catacumba que, após revitalizada na década de 70, foi rebatizada.

Queimado
Quase ninguém conhece o maravilhoso Morro do Queimado com 719 metros de altura na Serra da Carioca. A vista da Zona Sul é de arrepiar. Vislumbra-se também a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e as praias. A trilha começa antes da cancela das Paineiras. A caminhada para admirar tanta beleza leva 30 minutos por uma estrada sombreada por árvores em solo arenoso e derrapante, com quartzo aparente. Após recuperar o fôlego pode-se caminhar mais 40 minutos até a Mesa do Imperador.

Morro da Urca
É uma das mais procuradas, iniciando na Praia Vermelha e, após 40 minutos, atinge-se o alto do morro. A bela vista inclui o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara e Niterói.

Serra do Mendanha
Com duração de 40 minutos, a trilha segue o rio Guandu do Sapê, passando por cachoeiras (a maior tem 37 metros), rios, piscinas naturais e vestígios vulcânicos. Tem também o badalado Escorrega do Mendanha, uma espécie de tobogã natural. Fica na Zona Oeste da cidade e o acesso de carro é pela Av. Brasil.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário