Ouça Mozart
A música do compositor austríaco estabiliza as ondas alfa do cérebro, proporcionando a diminuição da tensão mental. É o chamado efeito Mozart. O som estimula áreas relacionadas a memória e exige uma atividade cerebral complexa pois seus códigos são baseados em notas e em sequências de tempo.
Aprenda mandarim
É muito fácil aprender uma língua similar a nossa pois ela passa a compartilhar a mesma área cognitiva que já usamos. Ao estudar uma língua completamente diferente, uma nova rede de células é ativada.
Beba café
Com cafeína nas veias voce aumenta a velocidade do processamento de informações e fica mais atento para realizar tarefas complexas. Mas cuidado, a cafeína bloqueia os receptores da adenosina, neurotransmissor que causa sonolência. A quantidade ideal são quatro xícaras ao longo do dia.
Durma 8h por noiteO sono se divide basicamente em duas etapas. Na primeira que dura cerca de 2h ocorre a regeneração das células lesadas durante o dia, recuperando o organismo. Na segunda durante aproxidamente 6h a memória é reorganizada. Se voce acorda antes da conclusão, os processos de consciência ficam prejudicados de alguma forma.
Vista uma roupa diferente
Escove os dentes com a mão direita/esquerda. A rotina acomoda os neurônios que deixam de criar novas sinapses. É como se o cérebro funcionasse apenas no automático. Sair da rotina obriga as células do cérebro a aumentar os dentritos, braços do neurônio por onde as informações são transmitidas. Assim, novos caminhos de transmissão são criados e, quanto mais, melhor.
Tome banho de olhos fechados
Isso desenvolve a propriocepção, capacidade de reconhecer os membros em relação ao corpo, e aguça todos os seus sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário