segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fé e esperança. Acredite, são remédios que curam.

Não é preciso ser adepto de uma religião para buscar a cura de doenças pela força do pensamento positivo. Muitas vezes o simbolismo religioso ou um talismã representa apenas o elemento catalisador que faltava para ativar a nossa mente rumo a uma vida melhor.

A célebre passagem em que Jesus Cristo pergunta ao paralítico "Queres ser curado ?" significa um convite para o homem, ao responder positivamente, despertar a sua força interior, ativando a mente para buscar a cura.

A glândula hipófise ou pituitária, na base do cérebro, e o hipotálamo, na parte central do cérebro, ligadas através do pedículo hipofisário ou infundíbulo, controlam quase todas as funções do organismo. Se elas funcionam mal, o organismo pode sofrer de vários males, inclusive doenças psicossomáticas. Muitos problemas físicos são uma tentativa da mente de avisar a pessoa que alguma coisa não vai bem. Males persistentes costumam expressar um desequilíbrio emocional ou um transtorno psíquico.

A doença representa um reflexo do mundo interior do ser humano. Se a mente e o espírito cultivam pensamentos e atitudes negativas, o espaço está aberto para aparecerem problemas físicos e emocionais.

Um estudo da Universidade de Duke, Estados Unidos, mostrou que pessoas que tem esperança e fé em algum tipo de crença (não precisa ser religiosa) tem sistema imunológico mais resistente.

Conheça a seguir como as religiões tratam as enfermidades.

Budismo
As doenças são vistas como a manifestação de um carma. No tratamento a medicina budista atua em três frentes: a dármica que leva a purificação do carma por meio de ações, pensamentos e palavras virtuosas; a somática que trabalha o equilíbrio por meio dos elementos vitais e de substâncias naturais; e a tântrica que se baseia no processo meditativo.

Catolicismo
Muitas paróquias, especialmente as carismáticas, promovem missas de cura. Há também o sacramento da unção dos enfermos para alívio do sofrimento e fortalecimento do espírito.

Espiritismo
Considera que a causa das doenças está no espírito. O doente pode ser encaminhado para tomar passes ou para sessões de desobsessão. Há ainda as cirurgias espirituais em que médiuns, incorporados por médicos mortos, operam os doentes.

Igreja Messiânica
Os enfermos participam de sessões de Johrei, método de irradiação de energia  por meio das mãos. O ministrante irradia ondas de luz para eliminar as impurezas e revitalizar a força natural de recuperação do doente.

Judaísmo
Os grupos de healing (cura) reúnem-se semanalmente para meditar, entoar salmos e orar pelos enfermos. Os integrantes também fazem visitas aos doentes.

Neopentecostalismo
As igrejas evangélicas praticam sessões de liberação ou descarrego em que um pastor exorciza Satanás, considerado o causador dos males.

Umbanda
O processo de cura consiste em transmitir o encosto do corpo do doente para o do médium. Usam ainda banhos de ervas, descargas de pólvora, defumações e outros recursos.

A meditação, cujo maior objetivo é acalmar a mente, promove um verdadeiro mergulho na consciência, contribuindo no processo de recuperação da saúde física, emocional e espiritual.

Estudo da Universidade de São Paulo concluiu que crer é fator fundamental no tratamento dos males do corpo pois as pessoas que cultivam a fé e a esperança tem mais força para enfrentar a doença e por isso ficam boas mais rápido. Trata-se de um santo remédio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário