segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Roteiro de Gourmet no Rio de Janeiro - Se produz. Se faz. Se come. E muitíssimo bem !

Um dos diferenciais de qualidade que os restaurantes mais prezam é o orgulho de servir pratos com ingredientes frescos.
Há uns poucos que vão mais longe ainda e só preparam suas receitas com produtos “recém-nascidos”. Essa categoria está trocando o supermercado por hortas, granjas, pomares e até lagos próprios.
Nesses lugares as receitas são calmamente preparadas com ingredientes colhidos na horta, a poucos passos do salão de refeições. Aves e peixes são criados nas cercanias. A deliciosa sobremesa é feita de frutas do pomar que pode estar em frente à sua mesa. Biscoitos amanteigados, doces, pães e até o especialíssimo queijo mascarpone, essencial no preparo do tiramissu, são feitos artesanalmente na cozinha, com ingredientes fresquinhos e receitas centenárias.
Tudo isso pode parecer capricho de purista mas quem entende de gastronomia sabe que produtos frescos e de primeira qualidade dão um sabor todo especial à comida.
Em comum, os restaurantes com estilo de fazenda tem pelo menos uma horta para colher na hora salsa, cebolinha, hortelã, tomate, alface, couve, espinafre, alecrim e orégano.

Restaurante da Pousada Tambo Los Incas - Itaipava  
Das verduras e frutas à galinha-d'angola usada no prato mais tradicional da casa, tudo é produzido ali no Vale do Cuiabá, onde fica. Todos os vegetais que vão à mesa são colhidos no mesmo dia, na variadíssima horta que fica a poucos metros da piscina. No cardápio só entra o que brotar no quintal. As jacas colhidas no pé recebem açúcar, canela e essência de baunilha e se transformam em um delicioso doce caseiro. As galinhas-d'angola vivem soltas pelo terreno, sempre andando em bando, à espera de irem direto para a panela do chef. Os marrecos também são criados ali, passam o dia no pequeno lago atrás da pousada e no final da tarde vão calmamente, em fila indiana, para os seus aposentos, atravessando graciosamente um riacho, proporcionando uma cena bucólica encantadora.   

Restaurante da Pousada Tankamana - Itaipava  
O atrativo mais charmoso são os pratos caprichosamente preparados com as trutas criadas ali mesmo. Através dos janelões de vidro que formam parte do piso do restaurante, dá para ver trutas de todos os tamanhos nadando nos tanques onde vivem, abastecidos pelas águas cristalinas vindas das montanhas da região. Peixe mais fresco, impossível.

Restaurante Bräun & Bräun - Friburgo
Especializado em culinária alemã, a maioria dos ingredientes vem direto do sítio do proprietário, que fica a cinco minutos de carro do restaurante. Além das plantações de verduras, frutas e legumes, há criação de suínos e aves. As iguarias do cardápio pedem toda a calma do mundo para serem saboreadas, como o pato assado com alecrim e servido com chucrute e batatas. A demanda para ter à mesa os leitãozinhos da criação própria é grande. Do galinheiro vem os frangos e os ovos caipiras especiais que dão mais graça às sobremesas, com suas gemas mais escuras e saborosas. 

Restaurante Quinta - Rio de Janeiro
Cercada por um pomar de onde são colhidas as 16 variedades de frutas que servem de matéria-prima aos doces caseiros, a mansão que pertencia ao pai do chef de proprietário, é muito aconchegante e faz os comensais se sentirem em casa. Tão à vontade que colhem suas frutas prediletas no pomar e dão ao garçom para preparar a caipirinha. É por essas e outras que é preciso não ter pressa para saborear bem o ambiente e o estiloso cardápio. Não à toa, só abre nos fins de semana. No Quinta, a natureza e o canto dos pássaros fazem parte do cenário para longas degustações prazerosas. O pomar também é a fonte dos molhos que acompanham alguns pratos, como as costeletas de javali. O maravilhoso licor de jabuticaba, feito artesanalmente ali mesmo, tem o seu segredo quase revelado. A receita é da avó mineira do dono, que lhe ensinou como fazê-lo com um sabor tão peculiar. 

Bistrô Torninha - Niterói
Uma das mais típicas e populares sobremesas italianas, o tiramissu, é preparado com o essencial queijo mascarpone, que nesta simpática casa é de produção própria. À base de creme de leite fresco, a preparação é tão artesanal que cada porção do queijo leva três dias para ficar pronta. Mas vale muito a pena, pelo sabor que dá ao tiramissu. Não deixe de saboreá-lo. Só faltava mesmo uma vaquinha no quintal do restaurante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário