segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O bisturi da alegria

" Ao chegar no consultório, me deparei com uma cliente recém-operada, distribuindo rosas para a equipe do médico, feliz da vida com os resultados, apesar de ainda estar com o rosto roxo e inchado. Entendi ali qual é o melhor benefício de uma cirurgia plástica. " 

Não há no mundo população que faça mais cirurgia plástica do que a brasileira. Em 2010 estima-se que foram 1 milhão de pessoas que se submeteram a pelo menos uma intervenção com finalidade estética no país.
A estatística é ainda mais impressionante se considerarmos o percentual em função do tamanho da população com poder aquisitivo para bancar os custos. Para se ter uma idéia, esse número é tres vezes maior do que nos Estados Unidos, segundo colocado no ranking de plásticas.
Alavancado por tamanha demanda o Brasil se tornou uma ilha de excelência mundial em cirurgia plástica.  
Estrela de sucesso do badalado reality show americano "Dr. 90210" que mostra plásticas ao vivo, o cirurgião brasileiro Miguel Rey Junior propaga a beleza entre atores e atrizes de Hollywood, empresariado do Vale do Silício, políticos de Washington. O número 90210 é o CEP de Beverly Hills, onde tem a sua clínica.
No seu consultório tem uma parede enorme dedicada as clientes que apareceram no programa e viraram modelos. Diz que elas ficam zangadas se não são convidadas para participarem.
"Temos tecnologia para tornar quase qualquer pessoa muito bonita mas não sei se isso é bom. Tive uma cliente que chegou toda acanhada, se sentindo feia. Fiz um narizinho charmoso, uma boca sensual, uma lipoaspiração, seios melhores. A menina que estudava e trabalhava, largou tudo, virou stripper e começou a se drogar." - relata um de seus casos emblemáticos.
Conseguir a beleza através da cirurgia plástica traz autoconfiança mas o exagero faz a pessoa se viciar e se um determinado limite for ultrapassado a cliente adquire um look plastificado.
Cerca de 15% das pessoas tem um problema psicológico chamado dismorfia corporal. O transtorno dismórfico corporal (TDC) é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente na aparência física.
As pessoas que buscam com obsessão o sucesso sofrem de um certo grau de complexo de inferioridade. As grandes descorbertas e realizações do mundo foram obtidas por pessoas complexadas.
Há um caso real que se tornou público no Brasil, no qual uma mulher de 38 anos, mãe de tres filhos, 61kg distribuídos em 1,73m, praticante de exercícios físicos, corpo bem delineado, rosto sem rugas e pele clara, consultou dez dos melhores cirurgiões do país em busca do corpo perfeito. Obteve dez diagnósticos diferentes. Essa postura cria um dilema. Até onde a concepção pessoal de beleza do médico influencia nos procedimentos sugeridos a uma cliente ?
Poucas coisas são tão subjetivas quanto a beleza.
O objetivo nobre da cirurgia plástica estética é melhorar as áreas que a pessoa não gosta, sem exagero. A harmonia e a naturalidade devem ser preservadas.
Procure a sua beleza, modifique o seu corpo de acordo com a sua concepção, deixe de lado a perfeição e a obsessão.  
O brasileiro Ivo Pitanguy, referência mundial em cirurgia plástica estética e reparadora, considerado por muitos especialistas o melhor em todos os tempos, tem pensamentos próprios que parecem resumir a filosofia que há por trás do seu brilhante trabalho ao longo da vida... 

"A beleza e o espírito tem de transcender o físico. Muitas mulheres apesar de não terem os traços e o corpo bonitos, impressionam pela sua presença marcante."

"É saudável que as pessoas se cuidem, mas há exagero. É mais importante desenvolver o intelecto do que os músculos do bumbum."

"Para mim, não há coisinhas no corpo humano. Meu papel é ajudar quem vêm a mim com esperança de ter uma existência alegre."

"Muitas rugas podem recordar momentos de alegria e não tiram a dignidade do rosto."

"A beleza da vida está na imperfeição dos detalhes. Se tudo fosse perfeito, perderia a graça! A verdadeira arte se encontra fora dos padrões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário