quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Roteiro de Sol & Mar no Rio de Janeiro – 5 praias selvagens!

Uma metrópole com o privilégio de ser dona de uma extensa e maravilhosa faixa litorânea, o Rio alcançou fama internacional graças, em grande parte, às suas famosas praias urbanas, principalmente as badaladas Copacabana, Ipanema, Leblon e, mais recentemente, Barra da Tijuca. Mas essa orla exuberante que abriga 71 praias, cada uma com um charme diferente, tem cinco delas ainda incrivelmente selvagens.
Parece inacreditável, mas a menos de 30km do Barra Shopping, em pleno coração fervilhante da Barra da Tijuca, localizam-se cinco recantos paradisíacos, e mais surpreendente ainda é estarem lado a lado, como se a natureza tivesse escolhido formar um pequeno paraíso composto por cinco fantásticas e deslumbrantes praias.

Todas estão situadas na Área de Proteção Ambiental de Grumari, no costão entre Grumari e Barra de Guaratiba, aonde só é possível chegar por trilhas de níveis leve a moderado, barco ou helicóptero. São cinco praias, de areias brancas, águas límpidas, protegidas por paredões de pedra e vegetação intocável. As praias dos Búzios (ou das Conchas), do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno são pouquíssimo conhecidas, até mesmo pelos cariocas.
Para conhecer as cinco é preciso um pouco de espírito de aventura para quem não está acostumado a percorrer 3,5km de trilhas, acompanhando a sinuosidade da encosta, em cerca de três horas de caminhada. Mas o esforço é amplamente recompensado pela extraordinária beleza, visual estonteante e tranqüilidade surpreendente.
É uma região de vegetação integrada com o mar, frequentemente deserta, com todo o entorno praticamente intocado. De lá, descortina-se, de diferentes ângulos, uma vista inesperada do Rio de Janeiro, da Barra da Tijuca e da Pedra da Gávea. É uma paisagem que os cariocas logo identificam, mas que parece estar fora da realidade e da cidade. E melhor, são todas áreas propícias à prática de esportes, do surf na praia do Meio ao rapel na Pedra da Tartaruga, próximo à praia do Perigoso. Esse pedaço do litoral carioca costuma ser refúgio de pescadores e de praticantes de camping selvagem nos feriados prolongados.
As praias dos Búzios e do Perigoso, por terem águas mais calmas e acesso mais fácil, são as preferidas por quem se dispõe a fazer apenas 40 minutos de caminhada. Diz a lenda que a praia do Perigoso, com extensão de 150 metros de areia, ganhou esse nome porque era rota de fuga de presos perigosos do extinto presídio da Ilha Grande. Búzios praticamente não tem areia, é repleta de pedras que formam pequenas piscinas de águas cristalinas.
A maior das cinco praias, com 350 metros de extensão, é a do Meio, procurada principalmente por surfistas. A partir do Perigoso, a caminhada para alcançá-la é de cerca de 40 minutos. Nesse trecho da encosta fica a Pedra do Telégrafo, outro ponto de belíssima vista panorâmica.
As praias Funda e do Inferno ficam a 300 e 500 metros após a do Meio, respectivamente. O caminho até elas exige um pouco mais de disposição. A melhor rota é voltar à trilha principal e seguir na direção delas.   
O caminho ao paraíso começa na Rua Parlon Siqueira, uma ladeira íngreme, na praia do Canto em Barra de Guaratiba. No final dela, surge o primeiro trecho de trilha com 1,5km de extensão que leva a Búzios e Perigoso, situadas ao pé da Pedra da Tartaruga que vista de longe parece o casco e a cabeça do cetáceo. Para quem preferir, há barcos que saem da praia do Canto para fazer passeios e levar os visitantes às praias. Em dezembro/2011, o preço por pessoa do ingresso ao paraíso era de R$30,00. Pena que a passagem é de ida e volta !

LEIA TAMBÉM OS POSTS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário