sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Roteiro ao Paraíso - Praia de Lagoinha

Localizada no município de Paraipaba, a 124 km de Fortaleza com acessos pelas rodovias CE-085 e CE-162, Lagoinha é uma das praias mais bonitas do litoral cearense e foi eleita uma das dez mais belas do Brasil em 2008. Em sua extensão de 15 km, a faixa mais procurada fica entre dois morros de areia que formam uma meia lua, onde há bares e restaurantes. A praia tem uma paisagem de cinema, com suas jangadas, lagoas de água doce, coqueiros, um mar verde de deixar qualquer um literalmente boquiaberto e um povo tranquilo e feliz.
Tem esse nome sugestivo graças à abundância de suas lagoas, como Canabrava, Bebê, Grossos, Penha, Barragens e Almécegas, a terceira maior do Ceará. Mas onde o sublime e o belo resolveram se encontrar há mais diversificação. A praia quebra em curvas por entre falésias, dunas, coqueiros, lagoas e paisagens da caatinga, relembrando uma nova versão do sertão que avança ao mar. As quedas d'águas por entre as dunas repletas de coqueiros são outros atrativos naturais.
Quem visita a Lagoinha tem certeza de estar na praia dos sonhos. Um penhasco de 50 metros de altura forma um fascinante mirante natural, de onde se tem uma vista panorâmica da encosta em forma de meia lua, ladeado pela única duna do Ceará de tom avermelhado e uma outra pontilhada de coqueiros que avança para o mar.
O local servia no século XVI como porto para piratas franceses em viagens de exploração pelo Nordeste. Diz a lenda que embaixo das dunas existem tesouros, porém ninguém jamais achou algo até agora, exceto as riquezas naturais que estão bem visíveis e como !
Em uma das extremidades de Lagoinha fica a paisagem mais bela da praia, e talvez de todo o estado do Ceará.
Caprichosamente, entre dunas fixas de areia de cor avermelhada, repletas por coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma ondulada e graciosa curva que desemboca em arrefices no mar.
Para o visitante há diversão de sobra, como passeios de bugre, de quadricíclos, de cavalos, de jangada e de chalana em uma barragem. O local é ótimo para a prática de surf, windsurf, regatas e esportes à vela.
A infraestrutura em praia da Lagoinha é uma das melhores do litoral oeste. Barracas, bares, restaurantes e boas pousadas oferecem todo o conforto ao turista. A vila de pescadores ainda preserva o seu original ambiente rústico, bem típico da região.
Vale também muito conhecer a Lagoa das Almécegas, de água límpida e doce, ideal para um refrescante mergulho. Há barcos para passear nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário